Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

TUNÍSIA NO CAOP

A Aliança Francesa de Ouro Preto, em parceria com o IFMG – Instituto Federal de Minas Gerais, com o CAOP – Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto e com a UFV (Universidade Federal de Viçosa) recebeu de 03 a 09 de setembro, um grupo de 17 tunisianos do grupo Théâtre de la Paix (Teatro da Paz) – Associação ECOGITE , da cidade de SFAX/Tunísia.

A Tunísia é um país mediterrâneo situado no norte da África. Sua população é especialmente jovem e entusiasta, o que explica um pouco a recente revolução contra a ditadura e a tirania em 2011. Desde então, o povo tunisiano avança a passos lentos (porém firmes!) a favor da liberdade, do respeito aos direitos humanos e da verdadeira democracia.

A integração do Brasil com a Tunísia iniciou-se em abril de 2016 com a participação de Ouro Preto, por intermédio da Aliança Francesa, no Festival Internacional de Teatro (FETLYF) na cidade francesa de Saint Malo.Na oportunidade, os brasileiros, desses, alguns alunos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto tiveram contato com jovens de várias nacionalidades, dentre os quais, os tunisianos.

Assim, no dia 05 de setembro, os alunos do Ensino Médio do CAOP receberam alguns tunisianos, que participaram das atividades internas, inclusive assistindo às aulas do segmento de Ensino.

O Grupo de Tunisianos, sob a Direção e Coordenação da Professora Mouna Jamoussi, apresentou no CAOP uma Conferência sobre a Tunísia e ofertou aos alunos, professores e Coordenação uma iguaria típica do país, em um momento de degustação.

À noite, a programação foi realizada na casa da Ópera, com a apresentação da peça teatral: “Qui suis-je?” (Quem sou eu?) e um atelier de dança tunisiana.

A peça é um convite dos jovens tunisianos à reflexão sobre os nobres valores que estão indicados na Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio da história de Abdou, um jovem tunisiano, que prepara sua partida para América. Mas antes de partir, segredos de sua origem serão revelados por membros de sua família.1 dsc01863 dsc01865 dsc01866 dsc01867 dsc01868 dsc01898 dsc01901-2 dsc01901 dsc01902 dsc01904 dsc01905 dsc01906 dsc01907-2 dsc01907 dsc01910 dsc01914

À Diretora da Aliança Francesa de Ouro Preto, Raíssa Palma, sinceros agradecimentos pela generosidade em compartilhar cultura e conhecimento com os alunos do CAOP.

Veja também:

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...