VEM AÍ O PAERP – PROGRAMA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA REDE PITÁGORAS

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto e a Unidade Cônego Paulo Dilascio, neste ano letivo de 2016 está participando do PAERP, uma avaliação externa, desenvolvida pelo Instituto de Avaliação e Desenvolvimento Educacional – INADE, cujo objetivo é nos auxiliar a obter informações sobre a aprendizagem dos alunos.

As turmas inscritas para esse programa são dos três segmentos – 5º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais, 9º Ano do Ensino Fundamental Anos Finais e 3ª Série do Ensino Médio (Unidade Cônego Paulo Dilascio). Os alunos farão testes, com questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática. As questões representam a associação entre conteúdo curricular e habilidade mental desenvolvida pelos alunos. Além dos testes, são utilizados questionários para levantar informações sobre as características socioculturais da comunidade escolar (equipe de liderança, pais, professores) e sobre os fatores relativos às características da escola, às atitudes dos envolvidos no ensino e na aprendizagem, ao processo pedagógico e ao clima educativo.

Para que possamos obter resultados reais e que realmente possam contribuir para a melhoria do nosso trabalho, lembramos aos alunos que não basta  participar. É preciso  levar a sério. E aos pais, que preencham os questionários que lhes foram enviados no prazo estipulado. Incentivem os seus filhos para que eles valorizem este instrumento de avaliação.

Ação conjunta, escola + alunos + família é uma estratégia para o sucesso. As partes envolvidas em uma mesma situação comungam suas habilidades e talentos para criar uma meta compartilhada. Caminhar juntos em direção a essa meta, conscientes do processo que isso implica, é a verdadeira parceria, na qual os opostos descobrem que são absolutamente complementares…

Boa prova para todos!

1