DIA DO ESTUDANTE

“Estudar é como conhecer mundos diferentes. Tempo de novidade a cada dia. Tempo de alegria a cada hora. Tempo de se preparar para a vida…”

No dia 11 de agosto de 1827, D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do país: um em São Paulo e o outro em Olinda, este último mais tarde transferido para Recife. Até então, todos os interessados em entender melhor o universo das leis tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a faculdade mais próxima.

Na capital paulista, o curso acabou sendo acolhido pelo Convento São Francisco, um edifício de taipa construído por volta do século XVII. As primeiras turmas formadas continham apenas 40 anos. De lá para cá, nove Presidentes da República e outros inúmeros escritores, poetas e artistas já passaram pela escola do Largo São Francisco, incorporada à USP em 1934.

Cem anos após sua criação dos cursos de direito, Celso Gand Ley propôs que a data fosse escolhida para homenagear todos os estudantes. Foi assim que nasceu o Dia do Estudante, em 1927.

Querido estudante,

Saiba que você é o motivo, a razão primeira e mais importante do nosso fazer em educação. Conte sempre conosco. Um grande abraço!

Oração do estudante

Mestre e fonte de todos os dons! Eu te agradeço pela oportunidade de poder estudar!

Estudar é uma dádiva, uma arte, uma trajetória de enriquecimento cultural e de constantes desafios que exigem dedicação e esforço. Sou um estudante e feliz em busca de novos conhecimentos, disposto a desenvolver meus talentos, seguir uma vocação e percorrer glorioso o caminho da aprendizagem e realização.

Senhor, inspira-me a concentração dos estudos e na freqüência às aulas. Dá-me sabedoria e prudência no decorrer dos exames. Abençoa os meus professores e todos os estudantes. Conduz-me pelo caminho do bem para prosperar nos meus sonhos e construir um futuro melhor. Amém!

cartão dia do estudante