ALÔ, POESIA!

A  coordenadora do Museu Casa Alphonsus de Guimaraens – SEC, Ana Cláudia Rôla Santos, a convite da professora de Filosofia, Carla Costa Souza, desenvolveu atividades do projeto Alô, Poesia! com os alunos das  turmas do 6º , 8º , 9º  do Ensino Fundamental Anos Finais  e 3ª  série do Ensino Médio, no Colégio Arquidiocesano – Unidade Cônego Paulo Dilascio.

O objetivo foi relacionar a origem da Filosofia (período grego) com a “phoese”, poesia. O conteúdo trabalhado no Ensino Fundamental é o Mito e, principalmente a Grécia, que tem sido celebrada ao longo dos tempos como um dos berços da civilização ocidental. Aos gregos são atribuídas realizações fabulosas em áreas tais como: a filosofia, as artes plásticas, o teatro, a política, a poesia, a gastronomia e a organização de cidades. Alguns dos maiores expoentes da história clássica grega como Sócrates, Platão, Aristóteles, Péricles e Sólon, entre tantos, são considerados parte integrante não apenas de uma história grega, mas verdadeiramente universal, visto o impacto causado por suas obras. A poesia, enquanto fazer artístico, se encaixa nesse contexto.

O projeto Alô, Poesia! prioriza a leitura, a apreciação e a produção de textos poéticos. A partir do trabalho com textos atuais, descobrimos que a poesia não tem ontem nem hoje e que, através de uma “brincadeira” com as palavras, o poeta é capaz de dizer o que a gente sente, porém não consegue exprimir.1 DSC09664 DSC09665 DSC09666 DSC09667 DSC09668 DSC09669 DSC09670 DSC09671 DSC09673 DSC09674 DSC09675