Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

MOMENTO DE INFORMAÇÃO CAOP: FOCO O ENEM

A Redação em vestibulares e concursos é importante, pois ela será utilizada na classificação final e muitas das vezes como critério de desempate. No Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) a prova de Redação pode ser crucial para a aprovação dos candidatos em cursos das universidades disputadas.

No ENEM, somente a prova de redação representa 20% da nota final: a média ponderada das cinco provas. Com isso, é essencial que o estudante que almeja uma vaga na universidade se dedique à escrita tanto quanto às demais matérias – ou até mais.

Na perspectiva de motivar os alunos que farão ENEM em 2016 para ingresso ao Ensino Superior, esteve presente na aula de Redação, a ex-aluna do CAOP, Thays Basílio. A jovem palestrante foi uma das candidatas que obteve nota 1.000 no ENEM.

Atualmente, Thays Basílio é aluna do Curso de Farmácia na Universidade Federal de Ouro Preto.

Na palestra que realizou para os alunos da Terceira Série do Ensino Médio, a jovem graduanda falou da importância da Produção de Textos ao longo do ano de preparação para o ENEM e do conhecimento prévio ou noção de como escrever uma Redação para o ENEM.

Além de falar da Redação,que teoricamente é mais técnica que alguns imaginam, ponderou que, para conseguir uma ótima nota,é fundamental seguir os critérios de avaliação exigidos pelo MEC e INEP, escrevendo, pelo menos, um texto por semana.

Thays Basílio respondeu a vários questionamentos dos alunos que versavam, desde a escolha do curso, estrutura textual, inscrição no ENEM, acompanhamentos de resultados, quando classificados no ENEM, até aspectos sobre a experiência que obteve ao participar do Projeto: Ciência sem Fronteiras, estudando na Univesityof Toronto no Canadá, por 18 meses.

Foi um momento muito significativo, em que pode-se fazer uma reflexão sobre o ensino e a aprendizagem para além de um simples concurso e ou avaliações. Aprende-separa  a vida!

Obrigada, Thays, por ser aluna do CAOP e compartilhar com todos as suas experiências.

01 1 DSC08453 DSC08454 DSC08455 DSC08456 DSC08457 DSC08458 DSC08459 DSC08460 DSC08462 DSC08463

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...