Após concluir o Mestrado em Ciências da Educação e Tecnologia Educativa, o professor de Geografia Márcio Moreira II,do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, apresentou o resultado parcial de sua pesquisa ocorrida nas Escolas de Ensino Fundamental e Médio de Ouro Preto.

A apresentação foi realizada no Simpósio de Formação e Profissão Docente – SIMPOED.Este é um evento científico, de caráter nacional, realizado desde 2003 por iniciativa do Departamento de Educação da Universidade Federal de Ouro Preto (DEEDU/UFOP). O evento articula ensino, pesquisa e extensão, reunindo profissionais da Educação Básica, Ensino Superior e Sociedade Civil.

Durante a explanação, o professor Márcio ressaltou a importância do uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental e Médio,o que tem realizadono Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Destacouque,educar em uma sociedade da informação significa muito mais que treinar pessoas para o uso das tecnologias; trata-se, sobretudo,daformação dos indivíduos para ‘aprender a aprender’, de modo a serem capazes de lidar, positivamente, com a contínua e acelerada transformação da base tecnológica.

Enfatizou ainda que, nesse contexto, é importante que o professor tome consciência quanto a se manter atualizado no que se refere ao uso das tecnologias que são facilitadoras da aprendizagem. Afinal, esse recurso possibilita, efetivamente, a apropriação de novas possibilidades de construção do conhecimento.