DOM LUCIANO – UM EXEMPLO DE DEDICAÇÃO AO PRÓXIMO

O Projeto Institucional “Educar para o Servir: Gesto de Amor” tem como objetivo desenvolver atividades ligadas à Campanha da Fraternidade 2015: “Igreja e Sociedade” e com o  Lema: “Eu vim para servir”,  demonstrando a relevância da humanização nas relações sociais.

Partindo dessa premissa, os alunos dos 7º anos, do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, coordenados pelos professores Eduardo Costa, Cláudia Keller e Ana Karina Hutton, em um trabalho interdisciplinar,  tiveram a oportunidade de conhecer diversas personalidades que se dedicaram a servir ao próximo e que fizeram a diferença na sociedade.

Uma das personalidades pesquisadas pelos alunos foi Dom Luciano Mendes de Almeida, Arcebispo de Mariana durante 18 anos, que presidiu a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e destacou-se no trabalho social em  defesa dos mais pobres e dos direitos humanos.

Para compreender melhor a trajetória de vida desse célebre religioso, o diretor Padre Paulo Nobre ministrou uma palestra em que relatou para os alunos histórias vivenciadas com Dom Luciano e esclareceu como funciona o processo de beatificação autorizado pelo Vaticano.

Indubitavelmente, esse momento configurou-se em uma oportunidade de aprendizagem, de reconhecimento e valorização a um exemplo de solidariedade, que contribuiu com a Igreja e a Sociedade.

1 DSC06661 DSC06662 DSC06663 DSC06664 DSC06665 DSC06666 DSC06667 DSC06669 DSC06670 DSC06671