FORMAÇÃO CONTINUADA: “TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO”

Os Professores e Profissionais da Educação do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto estiveram em Formação Continuada no sábado 24/03/2012. No primeiro encontro, tratou-se do tema: “TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO – FACILITANDO O APRENDIZADO E COMPORTAMENTO ATRAVÉS DO PROCESSAMENTO SENSORIAL” .

A ministrante do curso foi Adriana Leister, consultora em Desenvolvimento Infantil e Educação Inclusiva, Especialista em Dança Educativa Moderna pela Universidade Federal de Viçosa, Terapeuta Ocupacional pela FCMMG com capacitação em Integração Sensorial pela UFMG e Professora de Educação Especial Pelo Instituto São Rafael.

Na oportunidade, foram apresentados os princípios teóricos e práticos do processamento sensorial e a influência no desenvolvimento humano, permitindo aos participantes formular novas estratégias e criar pequenas adaptações no ambiente a fim de minimizar as dificuldades e maximizar o potencial dos alunos. Além disso, foram trabalhados os seguintes conteúdos: transtornos globais do desenvolvimento, Introdução à teoria de integração sensorial, Sistemas Sensoriais ( vestibular, proprioceptivo e tátil), Transtornos de Processamento Sensorial e sua implicação no cotidiano escolar,  possibilidade do uso de ferramentas sensoriais na escola.

A avaliação positiva dos participantes quanto ao nível de informação e de satisfação foi unânime.