Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

IDEALIZADOR DO PROJETO SORRIA NO CAOP

Em desenvolvimento do Projeto Institucional, no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, que em 2015 versa sobre o tema: Educar para o servir: gesto de amor, uma das etapas a ser contemplada é conhecer sobre instituições ouro-pretanas que servem à comunidade por meio de suas iniciativas.

Para a Turma do Primeiro Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, que é regida pela professora Fátima Rosane e pela monitora Maria Núbia, coube desenvolver atividades que fossem propiciar mais conhecimentos sobre a Fundação Sorria.

Como parte do desenvolvimento do Projeto, realizou-se uma importante entrevista com o idealizador do Projeto Sorria: o dentista Aluísio Drummond, quem relatou que o Projeto é o seu maior sonho, por considerar gratificante servir os outros, sem se preocupar com dinheiro. Observou, ainda, que ver as crianças carentes, crescendo com dentes bonitos, sem cáries, o deixa muito feliz, porque considera que a saúde é o fator mais importante para todos.

Na oportunidade, Aluísio informou que, atualmente, sete mil pessoas frequentam o Projeto Sorria e 55 voluntários dedicam-se, de alguma forma, à Fundação. Enfatizou, também, que conta com a colaboração de algumas empresas, da Prefeitura, por meiode rifas, de carnês, arrecadações da fábrica de sabonetes, esta vinculada à Fundação Sorria, dentre outras iniciativas para ajudar a manter o Projeto.

Aluísio ainda afirmou em sua entrevista à Turma: “participar da vida dos outros faz bem para a alma e me sinto muito bem fazendo esse trabalho”.

Além de conceder esse importante momento aos alunos do Primeiro Ano, o também, Diretor do Projeto ensinou às crianças a usarem, corretamente, o fio dental, além de informá-los sobre importantes aspectos da saúde bucal tais como:

  • Os dentes das crianças começam a nascer a partir dos 6 meses de idade;
  • Uma criança possui 20 dentes de leite;
  • Na fase adulta, o indivíduo com a arcada completa possui 32 dentes;
  • Para ter uma saúde bucal saudável, é preciso usar escova, pasta de dente e passar o fio dental corretamente;
  • A cárie aparece por causa da sujeira dos alimentos que acumula entre os dentes, por isso a importância do fio dental;
  • O fio dental é passado entre os dentes de uma extremidade a outra;
  • Os dentes servem para mastigar e triturar os alimentos;
  • O flúor protege o esmalte dos dentes;
  • Sempre que comer fazer a higiene bucal, principalmente à noite.

Ao final da entrevista, os alunos repassaram ao Aluísio uma simbólica colaboração de produtos de higiene bucal, arrecadada na campanha filantrópica, realizada nas Olimpíadas do CAOP.

Ao mentor do Projeto Sorria, sinceros agradecimentos pela entrevista aos alunos do Primeiro Ano, pelo exemplo de cidadania, dedicação, por colocar a sua competência em favor de um trabalho social que é a verdadeira expressão do sentido de servir ao próximo. Certamente o seu projeto faz o sorriso de muitos,mais digno na condição humana.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 11 12 Sem título

Veja também:

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...

Uma das iniciativas propostas pelo Colégio Arquidiocesano é promover o Carnaval Solidário por meio do Bloco Pula Velhinho. Esse, formado por Alunos(as) desta Instituição, visa compartilhar alegria e momentos de ...