O ESTUDO DA LINGUAGEM E O SENTIDO DE SE ESCREVER UMA CARTA

Com uma proposta bem dinâmica e buscando a real finalidade de produção de diversos gêneros textuais, os alunos das turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais – do Colégio Arquidiocesano, Unidade Ouro Preto, acompanhados das professoras Luci Celeste e Nilde, passaram por diferentes experiências de leitura, escrita e comunicação, trabalhando com cartas e cartões-postais. Durante as o desenvolvimento dessas aulas, os estudantes conheceram a história da filatelia, ouvindo o colecionador João Luiz Soares (http://arquidiocesano.com/10025/filatelista-visita-sala-de-leitura/) e entenderam o quanto é significativo e prazeroso colecionar selos. O momento marcou a importância deles para a História de cada país, bem como os elementos básicos da sua composição.

O conhecimento da estrutura textual de uma carta e de um cartão-postal levou os alunos à produção desses gêneros e, assim, a uma forma tão pessoal de comunicação.  Na prática, escreveram cartas carinhosas e entraram em contato com pessoas queridas. Preencheram e subscritaram seus envelopes, foram a uma Agência dos Correios e conheceram os “caminhos” que as nossas correspondências percorrem até chegarem às mãos dos destinatários.

Agora é só conferir os relatos de alegria daqueles que começam a receber as respostas das correspondências enviadas!

1 DSC01500 DSC01501 DSC01502 DSC01503 DSC03269 DSC03272 DSC03274