VISITA ORIENTADA A PETRÓPOLIS

“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos. Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.” (José Saramago)

Estudos recentes defendem a noção de que o aprendizado é “um processo de mudança conceitual”, em vez de “absorção de um conhecimento transmitido”. Assim sendo, a instituições como museus, igrejas, casas, casarões, etc  são  espaços ideais para o desenvolvimento desses processos. Os nossos patrimônios sejam eles de artes, ciências, tecnologia ou antropologia, são por excelência locais de observação, interação e reflexão. Diversas histórias estão ali prontas para serem narradas: histórias de outras épocas, evocando povos e civilizações antigas, com suas maneiras de viver e pensar; e do mundo contemporâneo do qual fazemos parte, com suas novas descobertas, formas de expressão artística, cultural etc. São espaços simbólicos, muitas vezes mágicos e surpreendentes, capazes de oferecer uma experiência ao mesmo tempo educativa e divertida.

(texto adaptado com base na leitura de artigo de: Revistadehistória.com.br)

Alunos do Ensino Médio do Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo Dilascio, Professoras Dáphne, Lucielle, Lunara, Jacyra e Maria do Carmo sob a orientação do professor  de História , Eduardo Souza, tiveram a oportunidade de participar de uma visita orientada à cidade de Petrópolis no Rio de Janeiro e percorrer caminhos e memórias da História do Brasil. Visitaram os seguintes pontos:

1 – Catedral de Petrópolis – São Pedro de Alcântara (Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial ).

2 – Palácio de Cristal (um presente dado a Princesa Isabel, por seu marido,o Conde D’Eu, e foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1884). Atualmente, local onde acontece a Bauernfest e eventos culturais como a aula de história ministrada por Edgar Bessa, responsável pela Oficina do Projeto “Ciências de Pés Descalços”

3 – Casa Santos Dumont  (construída no antigo “morro do Encanto”, no ano de 1918).

4 – Museu de Petrópolis – Museu Imperial (cujo palácio começou a ser construído em 1845, e suas obras se estenderam até 1862).

5 – Espetáculo Som e Luz – Museu Imperial (uma viagem ao passado histórico do Brasil)