LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

A sociedade contemporânea é caracterizada pela disseminação das novas tecnologias digitais de informação, que fazem parte do cotidiano de todos nós.

As contínuas mudanças e transformações nas áreas tecnológicas trouxeram maior velocidade para o acesso, armazenamento e circulação das informações.

Nesse contexto os antigos modelos de aprendizagem tiveram que ser acrescidos de uma prática voltada para utilização do computador e outras ferramentas digitais, que, hoje, são parte integrante da vida do aluno. Daí a importância do funcionamento do laboratório de informática na escola.  O uso adequado da tecnologia no ambiente escolar não só facilita a aprendizagem dos alunos, tornando-os mais críticos e criativos, como a do professor que atua como mediador para facilitar a construção de aprendizagens significativas que permitam estabelecer relações entre os conhecimentos e as experiências prévias, os novos conteúdos e as novas tecnologias disponíveis.

 Tecnologias e conhecimentos se integram para produzir novos conhecimentos que permitam compreender as problemáticas atuais e desenvolver projetos, em busca de alternativas para a transformação do cotidiano e a construção da cidadania.

No Colégio Arquidiocesano Unidade Cônego Paulo Dilascio, o laboratório de informática, sobre a responsabilidade de Marcilene Souza têm trabalhado com professores e alunos as mídias digitais de forma contextualizada e positiva. No laboratório acontecem, dentre outras, as atividades abaixo:

  • Aulas com equipamentos de 3D;
  • Aulas de Línguas Estrangeiras;
  • Aulas interativas (uso de computadores com internet, data show, etc.)
  • Apresentação de palestras;
  • Reuniões;
  • Uso das plataformas digitais;
  • Organização do material Lego Zoom e Robótica;

 “O uso do laboratório de informática tem proporcionado apoio para o uso do material de “Self Stuty” e acesso ao material extra “Arcade.”“

Professoras de Inglês.

 “Para as aulas de Espanhol, o material didático, proporciona momentos em que os alunos utilizam o laboratório de informática para sistematizarem o que foi aprendido na unidade, por meio de atividades online, aprendizagem de técnicas de computação e pesquisa para construção do projeto institucional”. Cássia Professora de Espanhol

“Possibilita ao aluno se inteirar das tecnologias que existem para aproximá-lo do conteúdo que está sendo abordado. Permite que este trabalho em equipe lide com estratégias e métodos diferenciados de aprendizagem”. Waltencir –

Professor de História

 Observação: o laboratório está disponível, em horário contra turno com agendamento prévio.

1 DSC09275 DSC09330 DSC09347 DSC09581 DSC09832 DSC09836