Sistema de Avalição

Da Educação Infantil ao 1º Ano do Ensino Fundamental

As atividades avaliativas do(a) educando(a) deverão ser adequadas à faixa etária e ao período em que estiver matriculado(a).

Objetivando uma avaliação contínua, a criança será constantemente acompanhada, orientada, mediante registros e comunicação quanto ao desenvolvimento do processo educativo.

A avaliação considerará o desempenho da criança, a capacidade em solucionar problemas propostos, diagnósticos dos avanços e dificuldades, características inerentes ao processo de aprendizagem.

A avaliação basear-se-á em dois pressupostos:

  • Observação atenta e criteriosa sobre as manifestações de cada criança;
  • Reflexão sobre o significado dessas manifestações de acordo com o desenvolvimento do(a) educando(a).

Não haverá avaliação quantitativa para efeitos de promoção ou reprovação, nem para ingresso no Ensino Fundamental.

A Coordenação Pedagógica e a Orientação Educacional, juntamente com os professores, definirão os instrumentos de acompanhamento e de registro da aprendizagem do(a) aluno(a), com base nos aspectos cognitivo e psicossocial.

De acordo com a Proposta Pedagógica do Colégio Arquidiocesano cada criança da Educação Infantil ao 1.º Ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais terá ao final de cada Etapa Letiva uma Ficha de Avaliação e do Direito de Aprendizagem e Desenvolvimento, na qual contarão Conceitos/Habilidades referentes aos Campos de Experiência e Componentes Curriculares propostos pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Do 2º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio

O processo avaliativo para o(a) aluno(a) do 2.º Ano do Ensino Fundamental  –  Anos Iniciais  ao Ensino Médio pautar-se- á em:

  • Observação, registro e reflexão acerca do pensamento e da ação do educando;
  • Uso de vários instrumentos de avaliação sintonizados com os objetivos do grupo e com as necessidades dos estágios subsequentes;
  • Consideração do processo de aprendizagem e dos aspectos atitudinais demonstrados pelo(a) aluno(a), mantendo um caráter contínuo e cumulativo.