Pontuação de Aprovação

Distribuição e Pontuação

O Ano Letivo é dividido em três etapas, somando-se um total de 100 pontos. Sendo assim, as etapas terão os seguintes valores:

ETAPA VALOR
30,0
35,0
35,0
TOTAL 100,0

Divisão de Instrumentos Avaliativos:

Em cada etapa, os instrumentos avaliativos serão divididos em dois grupos:

AI – Avaliação Individual

AC – Avaliação Coletiva

Cada instrumento avaliativo valerá no máximo 30% dos pontos totais da etapa. Os instrumentos avaliativos ocorrerão ao longo do processo, sendo:

  • 1ª Etapa:
  • Três Avaliações Individuais no valor de 8,0 pontos cada;
  • Uma Avaliação Coletiva no valor de 6,0 pontos.
  • 2ª e 3ª Etapas:
  • Três Avaliações Individuais no valor de 9,0 pontos cada;
  • Uma Avaliação Coletiva no valor de 8,0 pontos.

Tanto para as AI, quanto para as AC, os instrumentos e os procedimentos poderão ser: observação, teatro, visita orientada (relatório), atividade de livro e/ou caderno, pesquisa de campo, autoavaliação, pesquisa bibliográfica, trabalho, elaboração de jornais e revistas, tarefa de casa, avaliação oral, avaliação com consulta, performance artística, portfólio e outros.

Critérios para Aprovação do(a) Aluno(a):

A aprovação do(a) aluno(a), ao final do ano letivo, depende da frequência (mínimo de 75% de presença ao total de horas/aula ministradas no ano letivo) e de aproveitamento (no mínimo 70 pontos dos 100 pontos distribuídos em cada Componente Curricular).

 Avaliação Individual Especial (AIE):

Esta avaliação é a 2ª chamada para o(a) aluno(a) que perder algum instrumento Avaliativo Individual ou Coletivo (integral).

A realização dessa avaliação está condicionada a:

  • Apresentação de atestado médico. Neste caso, não há custo para realização da AIE.
  • Preenchimento do requerimento de 2.ª chamada e apresentação do mesmo na secretaria do Colégio.
  • Prazo de entrega do requerimento de até 48 horas após a ausência do(a) aluno(a) ou retorno à Instituição.

Nessa avaliação serão contemplados os conteúdos do Componente Curricular, trabalhados durante a Etapa Letiva.

Observação:

Caso a perda de alguma Avaliação realizada na Etapa Letiva não tenha sido motivada por doença, o Responsável deverá preencher o requerimento de AIE na Secretaria e pagar uma taxa de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por avaliação.

Em caso de perda da AIE, com média inferior a 70%, o(a) aluno(a) estará automaticamente em recuperação. Somente mediante apresentação de atestado médico, a avaliação de Recuperação de Etapa será usada como substitutiva dessa avaliação (AIE).

Se ocorrer algum impedimento de o(a) aluno(a) realizar mais de um instrumento avaliativo na mesma Etapa Letiva e no mesmo Componente Curricular, a família deverá buscar esclarecimento junto à Coordenação Pedagógica.