Mantenedora

FUNDAÇÃO MARIANENSE DE EDUCAÇÃO

A Fundação Marianense de Educação – FME foi fundada em Mariana, Minas Gerais, no dia 31 de agosto de 1971. Foi sua instituidora a Arquidiocese de Mariana na pessoa do então Arcebispo de Mariana, Dom Oscar de Oliveira. Sua finalidade primeira foi manter a Faculdade de Filosofia de Mariana como órgão de colaboração com o poder público.

Por muitos anos a FME atuou junto à Faculdade de Filosofia, criando e mantendo cursos, concedendo bolsas de estudos a alunos comprovadamente carentes, promovendo a assistência social aos estudantes através da criação e manutenção de serviços de saúde, biblioteca e outros.

Mais tarde a Faculdade foi agregada à Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. A partir daí a FME passou a atuar como colaboradora da Editora Dom Viçoso pertencente à Arquidiocese de Mariana.

Em 1988, com a chegada de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida na Arquidiocese de Mariana, a FME passou a atuar mais intensamente na área social, através de uma ação educacional e comunitária junto às famílias e comunidades, criando e mantendo Escolas, Centros Educacionais Comunitários, Centros Profissionalizantes e diversas obras sociais nos municípios da Arquidiocese.

Hoje a FME é a entidade mantenedora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana; do Colégio Arquidiocesano em Ouro Branco com cursos do maternal ao ensino médio e profissionalizante; Casa da Figueira, uma obra de assistência a portadores de necessidades especiais em Mariana; Escola Família Agrícola de 5ª à 8ª série em Jequeri e uma Escola Família Agrícola de 5ª à 8ª série em Sem Peixe; Centro Educacional Lima Duarte, com cursos profissionalizantes e de geração de renda em Antônio Carlos; Comunidade Terapêutica Bom Pastor, em Ouro Branco; Centro Promocional Padre Ângelo, em Ouro Preto; Casa Lar para crianças/adolescentes em Congonhas; Centro Profissionalizante São José, para adolescentes em situação de risco em Mariana e o Grupo de Integração Social  ajuda a famílias carentes.

MISSÃO

Promover o desenvolvimento espiritual, social, educacional e cultural da região da Arquidiocese de Mariana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e da dignidade da população, baseado nos princípios evangélico-cristãos.

VISÃO

Ser uma instituição sólida, participativa, atuante e evangelizadora, a ponto de ser formalmente conhecida e reconhecida pelas instituições públicas, privadas e comunidade como intermediadora e fomentadora do processo de redução de desigualdade social da região.

RELAÇÃO DAS ENTIDADES FILIADAS

1. Colégio Arquidiocesano de Ouro Branco

Rua Comendador Carlos Wigg, 245 – Bairro Pioneiros

36.420-000 – Ouro Branco – MG – Tel.: (31) 3742-1094

2 – Centro de Apoio ao Portador de Necessidades Especiais – Casa da Figueira

Rua Cônego Amando, 278 – B. Chácara

35.420-000 – Mariana – MG – Tel.: (31) 3557-4357

3- Centro de Integração Familiar

Rua Diamantina. 751 – B. Cabanas

35.420-000 – Mariana- MG – Te.: (31) 3557-2599

4- Centro Promocional  e Educacional Padre Ângelo

Rua 33, nº 30, Antônio Pereira

35.400-000 – Ouro Preto – MG

5.   Escola Família Agrícola de Jequeri

Comunidade de Piscamba – Jequeri – Minas Gerais

6.   Comunidade Terapêutica Bom Pastor

Rodovia 129, km 10 – Sítio Varginha

36.400-000 – Conselheiro Lafaiete – MG

7. Faculdade Arquidiocesana de Mariana

Rodovia dos Inconfidentes, km 108 – Bairro Chácara

35.420-000 – Mariana – MG

8. Grupo de Integração Social-GIS

Rodovia dos Inconfidentes 03– Bairro São José

35.420-000 – Mariana – MG

9. Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Rua Alvarenga, 519 – Bairro Cabeças

35.400-000 – Ouro Preto – MG