Formação Religiosa

Catequese

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, em comunhão com a Paróquia Nossa Senhora do Pilar, oferece aos seus alunos oportunidade de formação religiosa (catequese) visando a iniciação à vida cristã e inserção na comunidade eclesial.

As atividades catequéticas, sob a coordenação de catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, são abertas a outros jovens e crianças não matriculados no Colégio e acontecem nos seguintes horários:

Segunda-feira – 17h30: Crianças e adolescentes.

Terça-feira – 18h30: Adolescentes e jovens em preparação para a Crisma.

Celebração Eucarística

Inaugurada no dia 26 de abril de 2017, a Capela Nossa Senhora do Bom Conselho é espaço de oração e meditação para funcionários e alunos. Às quartas-feiras ocorre a Celebração Eucarística, às 17h40, com a participação de membros da equipe educativa e fieis da comunidade local.

Celebrações em ocasiões especiais

A Celebração da Páscoa é preparada com muito carinho, todos os anos, pela equipe do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Esta preparação inclui reflexões específicas em sala de aula e a oportunidade de fazer a experiência do Perdão por meio do Sacramento da Reconciliação (confissão).

No mês de maio, dedicado à Mãe de Deus, realiza-se no turno da tarde uma homenagem a Nossa Senhora (Coroação), com a participação alegre e piedosa das crianças.

Os alunos do Colégio Arquidiocesano são convidados, anualmente, a participarem da Novena em honra a Nossa Senhora do Pilar, no mês de agosto.

Por ocasião do Encerramento do Ano Letivo, a Celebração Eucarística é atividade importante nas festividades de Finalização de segmentos e entrega de certificados.

Grupo de Oração

Às quartas-feiras, no Auditório do Colégio Arquidiocesano, a partir das 19h, reúne-se o Grupo de Oração Nossa Senhora do Pilar, aberto à comunidade de modo geral.

Encontros e Retiros

No prédio do Colégio Arquidiocesano acontecem, frequentemente, encontros e retiros organizados por setores pastorais da Paróquia Nossa Senhora do Pilar: Setor Juventude, Pastoral Familiar etc.