Bolsa de Estudos

A Fundação Marianense de Educação, Mantenedora do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, por meio do “Programa Acesso a uma Educação de Qualidade”, promove a inclusão social concedendo bolsas de estudo – de 100 e 50% de gratuidade – para crianças e adolescentes, cujas famílias comprovem índice de vulnerabilidade através de avaliação socioeconômica.

O programa de Bolsas é direcionado às crianças e adolescentes que se encontrem em situação de vulnerabilidade social, residentes na Região dos Inconfidentes.

As Bolsas de Estudo são disponibilizadas, conforme orçamento anual da Mantenedora, tendo como base o decreto 8242/14 que regulamenta a Lei 12.101/09 para dispor sobre o processo de certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social o valor destinado à filantropia e de acordo com o número de vagas, bolsa e/ou descontos disponíveis por curso/turma.

Para adquirir direito a Bolsa de Estudo é necessário que a família se inscreva no processo de seleção, regido por Edital lançado no segundo semestre letivo, quando é exigida a comprovação da situação socioeconômica familiar mediante o preenchimento do Questionário Socioeconômico e entrega da documentação e dados complementares requeridos no edital.

A documentação exigida passa por criteriosa análise socioeconômica, efetuada pelo Assistente Social do quadro permanente da Mantenedora. Os candidatos são classificados na ordem crescente de maior carência para menor carência, considerando as informações da avaliação socioeconômica.

O número de bolsas de Estudo a ser concedido está diretamente relacionado ao recurso financeiro disponibilizado pela Mantenedora, ao número total de alunos matriculados no Colégio e ao número de vagas disponível na turma.