APRENDIZAGEM DE LEITURA: RESPONSABILIDADE DE QUEM?

É de fundamental importância o aprimoramento do corpo docente; e o projeto de formação continuada e permanente para os professores vem ao encontro da concepção do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto. Acreditamos que a formação dos mesmos não se esgota somente em um curso de atualização, mas deve ser encarada como um processo, construído no cotidiano escolar de forma constante e contínua.

[...] a necessidade de contínuo aprimoramento profissional e de reflexões críticas sobre a própria prática pedagógica, pois a efetiva melhoria do processo ensino-aprendizagem só acontece pela ação do professor; a necessidade de se superar o distanciamento entre contribuições da pesquisa educacional e a sua utilização para a melhoria da sala de aula, implicando que o professor seja também pesquisador de sua própria prática; em geral, os professores têm uma visão simplista da atividade docente, ao conceberem que para ensinar basta conhecer o conteúdo e utilizar algumas técnicas pedagógicas. (SCHNETZLER e ROSA, 2003, p.27).

O primeiro encontro discutiu questões relativas à leitura, com o tema: “Aprendizagem de Leitura: responsabilidade de quem?”, os professores puderam refletir sobre o processo de leitura nas diversas áreas do conhecimento. As discussões continuam no ambiente virtual, uma vez que a proposta de Formação Continuada conta com a suporte da Plataforma Moodle como ferramenta de interação social.

A palestra foi ministrada pela professora e funcionária da Comunicação do Colégio Arquidiocesano, Wisla Ferreira; formada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, atualmente cursa Pós-graduação Stricto Sensu em Estudos da Linguagem, pela mesma universidade, se dedica, ainda, a pesquisas em linguística aplicada ao ensino de língua materna, mais especificamente no que tange a linguística textual.

“(…) o conhecimento só se torna imprescindível e compensador quando é compartilhado”.

1 DSC01860 DSC01861 DSC01870 DSC01874 DSC01878 DSC01881 DSC01882 DSC01883

Agradecemos a participação de todos os professores!