A TURMA DO MATERNAL APRENDE SOBRE OS CINCO SENTIDOS!

“Se você não olhasse, não ouvisse, não sentisse o toque, o cheiro e o gosto do mundo, como saberia que ele existe?

A gente ‘pega’ o mundo com os cinco sentidos. São eles que transmitem ao cérebro a série de sensações importantes.

Um bife que acabou de sair da panela é um exemplo. Seu corpo divide o filé em cinco informações diferentes: o cheiro (olfato), o barulho do óleo ainda borbulhando nele (audição), a imagem (visão), a sensação de tocá-lo e queimar a mão (tato), e, por fim, o gosto (paladar). Os sentidos funcionam o tempo todo como verdadeiros informantes do mundo exterior.”

                                                                                                                                                                                                                             Fonte: Canal Kids

 Na Educação Infantil precisamos mostrar para as crianças que todos nós possuímos esses sentidos, em sala de aula devemos dividir experiências e sensações que muitas vezes elas não percebem. É necessário, ainda, deixar claro que existem pessoas que não tem alguns sentidos, mas que podem viver sem eles, como por exemplo, uma criança com deficiência visual ou auditiva.

 A turma do maternal, atualmente, está estudando sobre três sentidos: visão, audição e tato.

 A visão tem como órgãos responsáveis os olhos. Nossos olhos são muito sensíveis e precisam de proteção contra poeira e outros elementos que podem prejudicá-los, o que recorre na importância das pálpebras, sobrancelhas e cílio: agentes dessa proteção.

 O órgão responsável pela audição é o ouvido, que é uma estrutura complexa com a função de perceber e reconhecer os sons. As orelhas compõem a parte externa do ouvido e funcionam como um radar, captando todos os tipos de sons. O ouvido é muito sensível, e sons muito altos podem provocar perdas auditivas; portanto, devemos ter muito cuidado ao ouvir música em volume muito alto, pois isso pode ser prejudicial aos nossos ouvidos!

 Para o sentido tato, temos como órgão responsável a pele, que tem funções importantes, como manter os órgãos internos isolados do meio ambiente, ajudar no controle da temperatura do corpo eliminando o suor, proteger contra a invasão de micróbios que prejudicam o organismo, etc.

Na pele que reveste os dedos há linhas tênues que formam as digitais, que são diferentes de uma pessoa para outra, portanto é uma característica pessoal.

 Veja algumas fotos desses momentos.

 Aguardem, estes momentos são só o começo!!!1 DSC01584 DSC01585 DSC01586 DSC01587 DSC01588 DSC01589 DSC01590 DSC01592 DSC01594 DSC01597 DSC01599 DSC01600 DSC01601