Atividade com Contos Clássicos e Exposição, pelos Alunos do 2º Ano

Desenvolver atividades envolvendo práticas de escrita e de leitura é uma constante na sala de aula. O trabalho com diferentes gêneros textuais favorece a competência leitora e crítica dos (as) alunos (as), bem como a habilidade de explorar os textos das mais variadas e ricas formas: como fonte de saber, de investigação, de informação, de lazer e de prazer.

Sendo assim, buscamos os contos clássicos como referência de texto narrativo para nossas leituras, pois são obras de ficção com um universo de seres, lugares e acontecimentos fantásticos, que vêm encantando adultos e crianças ao longo de muitos anos.

Cada aluno (a) do 2º Ano do Ensino Fundamental- Anos Iniciais leu e selecionou um conto clássico e, depois, preparou-se para apresentá-lo à turma. Para esse momento de “contação” de histórias, foi organizado um espaço agradável, na Biblioteca do CAOP. Foram momentos de encantamento para quem ouvia cada conto. Com muita criatividade, alegria, fantasias, cenários e cores, cada aluno (a)  apresentou o conto escolhido.

Todos os recursos utilizados pela turma, na apresentação das histórias, foram reunidos em uma Exposição (Contos que encantam), que foi visitada por todas as turmas do Ensino Fundamental – Anos Iniciais e da Educação Infantil.