Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Dom Airton José dos Santos: Novo Arcebispo de Mariana

O Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, em comunhão com a Arquidiocese de Mariana, acolhe jubiloso seu novo Pastor, Dom Airton José dos Santos, 6º Arcebispo da diocese primaz de Minas. Como Arcebispo de Mariana, Dom Airton assume a presidência da Fundação Marianense de Educação, instituição mantenedora do Colégio.

No dia 21 de junho de 2018, Dom Airton, depois de ter recebido gestos de boas vindas de fiéis e clérigos em Itabirito e Ouro Preto, encontrou em Mariana grande multidão reunida na Praça Gomes Freire. Palavras de acolhida foram proferidas pelo Prefeito Municipal, Duarte Júnior, pelo pároco da Catedral de Mariana, Cônego Nedson Pereira de Assis, e pelo então administrador apostólico, Dom Geraldo Lyrio Rocha. Também Dom Airton, na ocasião, dirigiu palavras que expressaram abertura de espírito e confiança em Deus frente à nova missão, alegrando o coração dos que ocupavam a praça.

No dia 22, após Missa celebrada no Seminário São José, Dom Airton se encontrou com representantes da Arquidiocese de Mariana, no Santuário Nossa Senhora do Carmo. Em uma cerimônia que intercalava discursos e apresentações musicais, foram apresentados ao novo Arcebispo a história e o contexto pastoral da Arquidiocese de Mariana, sob o olhar de representantes do Clero, do Laicato e dos Religiosos. Dom Geraldo contribuiu resumindo a caminhada histórica da Arquidiocese.

Já no dia 23, Dom Airton assumiu, canonicamente, o pastoreio da Arquidiocese de Mariana. Sua posse canônica foi acompanhada de grande multidão que reuniu caravanas oriundas de cidades que fazem parte da Arquidiocese. Vários bispos, presbíteros, diáconos, seminaristas e religiosas compareceram para, num gesto de fé e de esperança, rezar com o novo Arcebispo, pedindo a graça de, em tudo, “fazer a vontade de Deus” (seu lema episcopal).

Ainda fizeram parte dos festejos de acolhida a primeira Missa presidida por Dom Airton na Catedral de Mariana, no dia 24 de junho, e a Celebração de seu aniversário, no dia 25, no Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Para outras informações, visite o site da Arquidiocese de Mariana: www.arqmariana.com

Veja também:

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...