Realização do Projeto Salve Vidas!

O Projeto Salve Vidas visa treinar pessoas, gratuitamente,  para realizar os primeiros passos da Cadeia de Sobrevivência, isto é,  o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, a busca por ajuda especializada e a realização correta da massagem cardíaca.

Sabe-se que as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil. A falta de informações sobre a doença é o principal fator que contribui para um número expressivo de óbitos e que impede o reconhecimento precoce e o atendimento rápido e capacitado à vítima, desde a manifestação dos primeiros sintomas.

Com intuito de promover o respeito à vida e à diversidade, no dia 17 de maio, o Corpo Diretivo do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, em parceria com a Someti (Sociedade Mineira de Terapia Intensiva), promoveu o Projeto Salve Vidas!

Seguindo um Cronograma de atividades, Alessandra Julia Santos Silva, Enfermeira e Instrutora do BLS (Base Life Support), instruiu os(as) Alunos(as), Professores(as), Funcionários(as) e Pais(mães) sobre os fundamentos do atendimento à parada cardiorrespiratória, incluindo o seu reconhecimento precoce e a importância da realização adequada da Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), triplicando a chance de sobrevida do indivíduo.