Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Feira Cultural do CAOP

A Feira Cultural do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, em 2017, foi marcada pela expressiva presença dos familiares e convidados(as) que prestigiaram os(as) Alunos(as) na exposição de seus trabalhos.

Configurando como culminância do Projeto Institucional, neste ano, o tema versou sobre a “Educação Socioemocional –  A importância das Relações Saudáveis”, embasado na Teoria da Inteligência Multifocal, elaborada pelo Dr. Augusto Cury.

Por meio dos eixos norteadores: “Eu comigo mesmo, Eu e o Outro, Eu e a Comunidade, Eu e o Meio Ambiente”; foram realizadas atividades diversificadas e significativas, que contribuíram, sobretudo, para a formação humana dos(as) Alunos(as) desta Instituição.

Os referidos eixos foram trabalhados, de maneira lúdica e prazerosa, com os(as) alunos(as) da Educação Infantil que participaram de uma Ciranda de Valores: brincando, convivendo, explorando e se expressando, reconhecendo, assim, as próprias emoções.

Os(as) Alunos(as) do Ensino Fundamental- Anos Iniciais por meio de jogos e brincadeiras puderam aprender à respeito de aspectos de uma boa relação; refletiram sobre a importância da convivência com as diferenças para a construção das relações saudáveis; discutiram sobre os  cuidados em relação à  sociedade e à natureza para atitudes brilhantes; debateram e conscientizaram-se sobre a relevância de se atuar na história para a preservação da memória e, fundamentalmente, comprovaram que “gentileza gera gentileza”.

No Segmento do Ensino Fundamental- Anos Finais, discutiu-se sobre a construção das relações saudáveis, por meio da tecnologia; o gerenciamento das emoções para o desenvolvimento da inteligência emocional; o conhecimento do próprio corpo, para a prevenção de doenças; e a construção da identidade e da cidadania ao se projetar no próximo, reconhecendo-o e se reconhecendo nele.

A abordagem com os(s) Alunos(as) do Ensino Médio evidenciou o desenvolvimento de atividades relacionadas à educação socioemocional, na Teoria da Inteligência Multifocal, refletindo sobre os seguintes subtemas:

1.ª Série – Identidade a Liderança do EU

2ª Série – O Eu em Cena

3ª Série –  ENEM, Vestibular e Profissão: Gestão da Emoção

É por meio da educação das emoções e do aprimoramento das relações interpessoais, efetivados na prática pedagógica do Colégio Arquidiocesano que se contribui, sobretudo, com a formação humana dos(as) nossos(as) alunos(as).

Veja também:

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...