Visita ao Mosteiro Zen Pico de Raios, com o Professor Evaldo Rosa

“Cheguei a compreender claramente que a mente não
outra coisa que as montanhas e rios e a vasta terra,
o sol, a lua e as estrelas” – Mestre Zen Dogen (sec. XII).

 

Alunos (as) do 7º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais  do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, acompanhados (as) pelo professor Evaldo Rosa e pela funcionária Sônia Maria Martins, participaram de uma Visita Orientada, ao Mosteiro Zen Pico de Raios.

A fundação do referido Mosteiro foi registrada  no ano de 1984, pelo Mestre Zen Ryotan Tokuda, com a intenção de divulgar a prática do Budismo. O espaço ocupa uma área de cerca de 4 hectares, com jardins, onde se encontram esculturas de Buda, feitas pelo Monge Tabajara Bushi, e um mosaico com a imagem do Buda Shakyamuni – presenteado pelo consagrado artista mineiro, Inimá de Paula.

Essa atividade pedagógica teve, por finalidade, oferecer aos (às) alunos (as) a visão, in loco, de uma das religiões orientais estudadas ao longo da Terceira Etapa Letiva, na Área de Conhecimento da Filosofia.. Cabe, ainda, ressaltar a importância da Visita, uma vez que ficou evidente a valorização da realidade em que os discentes estão inseridos, por se tratar do conhecimento de uma das práticas filosófico religiosas, na cidade de Ouro Preto.

Durante a Visita, os (as) alunos (as) identificaram conceitos discutidos durante as aulas, conheceram esculturas e mosaicos variados, integrados com a beleza natural que circunda o Mosteiro. Para os que se sentiram à vontade, foi oferecido um momento de meditação no Zendo, espaço reservado à prática budista.

Para encerrar a visita, os (as) alunos (as) exercitaram a prática do serviço ao próximo, através da Celebração do Chá, ritual onde cada participante é servido pela pessoa que está à sua frente e vice-versa.