Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

A MEMÓRIA REVELADA: História, Cultura, Identidade e Preservação

Neste ano de 2017, a Semana de História terá como tema central: A MEMÓRIA REVELADA: História, Cultura, Identidade e Preservação. Além das palestras e oficinas, a Semana será enriquecida com visitas orientadas a monumentos na Cidade de Ouro Preto,  aos laboratórios da FAOP, além de contar, em sua programação, com uma exposição de fotos antigas de Ouro Preto. Esta mostra será aberta hoje e permanecerá nas dependências do Colégio até o dia 23 de setembro, quando segue para a Galeria de Artes Nello Nuno, na FAOP, à Rua Getúlio Vargas, nº 185, no Bairro Rosário, em Ouro Preto/MG.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 04 de setembro – 10h às 11h e 30 min
SEGUNDA-FEIRA
LOCAL: Auditório do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto
ABERTURA: Padre Paulo Nobre
PALESTRANTE: Sandra Fosque
TÍTULO: Patrimônio Cultural e História: os espaços da memória e a construção de identidades

SANDRA FOSQUE possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Foi Coordenadora da Área Pedagógica do Museu da Inconfidência. Trabalhou como Diretora de Promoção Cultural da Prefeitura Municipal de Ouro Preto. Atualmente, é assessora de Promoção e Extensão Cultural da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).

DIA 04 de setembro – 11h e 30 min
SEGUNDA-FEIRA
LOCAL: Galeria de Arte do CAOP
PRONUNCIAMENTE de ABERTURA: Fotógrafo Márcio Eustáquio de Souza e Padre Paulo Nobre

EVENTO: Abertura da exposição A Memória Revelada. A exposição trará, pela primeira vez a Ouro Preto, parte do rico acervo do fotógrafo Márcio Eustáquio de Souza. Todas as fotos são de Ouro Preto e revelam um olhar aprimorado na arte da fotografia, apresentando a bela e rica cidade de Ouro Preto. A exposição permanecerá no Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto até o dia 23 de Setembro. Após esse período, a exposição segue para a FAOP, na Galeria de Arte Nello Nuno (Rua Getúlio Vargas, nº 185, Rosário, Ouro Preto/MG). Ficará aberto para o público até o dia 30/09/2017.

DIA 04 de setembro – 14h às 15h e 30 min
SEGUNDA-FEIRA
LOCAL: Galeria de Arte do CAOP
EVENTO: Visita Guiada com os alunos(as) do 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Trabalho referente à história de Ouro Preto a partir da fotografia.
OFICIANTES: Professores do CAOP

DIA 05 de setembro – 14h às 15h e 30 min
TERÇA-FEIRA
LOCAL: Auditório Vinícius de Morais – FAOP
ENDEREÇO: Rua Alvarenga, nº 794, Cabeças, Ouro Preto/MG
PÚBLICO ALVO: Alunos (as) do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais
EVENTO: Comunicação sobre a preservação do acervo histórico (papel, pintura e imaginária) e visita orientada aos laboratórios de restauro da FAOP.
PROFESSOR/TÉCNICO RESPONSÁVEL DA FAOP

DIA 05 de setembro – 14h às 15h e 30 min
TERÇA-FEIRA
LOCAL: Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto
PÚBLICO ALVO: alunos (as) do 5ª ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais
TÍTULO da OFICINA: Arte de Escrever e Editar: O Livro Artesanal como proposta de ensino
OFICINA MINISTRADA por Maristela Moreira de Carvalho
PROF.as REGENTES DA TURMA:  Profª. Maria Aparecida Delamore Moreira; Profª. Marcília de Moraes; Profª. Laisa Grazielly Cesario de Oliveira; Profª. Nilde Mariza de Moura.

MARISTELA MOREIRA DE CARVALHO, ouro-pretana, professora licenciada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós-graduada em Planejamento Educacional pela Universidade do Rio de Janeiro e Especialista em Tutoria em Educação a Distância pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente, coordena a equipe pedagógica da Casa do Professor da Secretaria Municipal de Educação. Uma forma de expressar seu amor por Ouro Preto, cidade que abriga e acalenta suas esperanças e sonhos, foi escrevendo para crianças, seu público preferido. Escreveu: “Ouro Preto, sua história, seus encantos, sua magia” e “O Mistério da Mina”. No ano de 2015, lançou o livro “A aventura do Mestre Antônio” dentro da 38ª Semana do Aleijadinho.

DIA 06 de setembro – 14h às 15h e 30 min
QUARTA-FEIRA
LOCAL: Igreja de São José
PÚBLICO ALVO: Alunos (as) do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais
PALESTRANTE: Prof.ª Dra. Adalgisa Arantes Campos (UFMG)
TÍTULO: História, sociabilidade e religião: a Capela de São José dos homens pardos dos bem casados de Vila Rica

PROFESSORA Dra. ADALGISA ARANTES CAMPO é Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais; Mestre em Filosofia pela UFMG e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais entre 1986 e 2017. Suas pesquisas versam sobre as temáticas: Barroco luso-brasileiro, artífices e artistas no período colonial, irmandades, ordens terceiras e mecenato leigo na Época Moderna; o ideário da morte, manifestações cultuais e artísticas da Quaresma e Semana Santa; iconografia cristã. Participa do projeto ‘Pintores coloniais em Minas Gerais história da arte técnica e conservação’ (UFMG- CECOR) – coordenado por Claudina Moresi; Desenvolve o projeto “Os crucificados na imaginária do barroco luso-brasileiro: acervos mineiros” com financiamento FAPEMIG; colaboradora da Faculdade Arquidiocesana de Mariana (curso de pós-graduação lato-sensu em Arte Sacra) e do Museu de Arte Sacra de Ouro Preto da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Dentre sua vasta publicação destacam-se os seguintes livros: As irmandades de São Miguel e as Almas do Purgatório: culto e iconografia no Setecentos mineiro publicado em 2013 & Capela de São José dos Homens Pardos em Ouro Preto: História, arte e restauração, publicado em 2015 ambos publicados pela C/Arte.

Direção Geral do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto
Padre Paulo Vicente Ribeiro Nobre

Coordenação Administrativa
Jacyra Aparecida Meireles Rosa

Coordenação Pedagógica
Marly Tarcísia Gonçalves
Maria Teresa Guimarães

Comissão Organizadora
Prof. Ms. Herinaldo Alves
Profª. Maria Aparecida Delamore Moreira
Profª. Marcília de Moraes
Profª. Laisa Grazielly Cesario de Oliveira
Profª. Nilde Mariza de Moura

Realização
Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

Veja também:

” Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá (…)” João 11:25     A Equipe Diretiva do Colégio Arquidiocesano de Ouro ...

No ano em que se comemora os 90 anos do Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, o Corpo Diretivo tem a honra de convidar o(a) Senhor(a), que estudou no CAOP, para ...

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...