Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto

VISITA ORIENTADA AO MUSEU DA INCONFIDÊNCIA

Os alunos do 3º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, orientados pela professora Elisabete Ferreira, realizaram estudos, na disciplina de História, referentes ao Patrimônio Histórico e Cultural –  Bens Materiais e Imateriais; e locais que guardam histórias ( Museu, Biblioteca e arquivos); estudaram sobre a importância da história dos lugares, bem como da história individual para valorização das culturas e da identidade local.

Dentre os objetivos que nortearam essas atividades estão: o reconhecimento do objeto de estudo da História como conjunto de ações e relações humanas no tempo e no espaço, como também a percepção de que sua realidade estabelece laços de identidade histórica com outros tempos.

Além disso, as curiosidades acerca da fundação da cidade de Ouro Preto e do modo de vida dos primeiros habitantes afloraram em questionamentos sobre Tiradentes e sobre as construções no passado.

Com o objetivo de enriquecer as pesquisas, a turma entrevistou o professor de História e Geografia Francisco Carlos de Lima, Chiquinho, como é chamado carinhosamente, cujo dinamismo encantou as crianças ao responder a todas as questões propostas. Na ocasião, o professor apresentou imagens e levantou novas discussões, proporcionando a reflexão, de uma maneira lúdica e criativa,  sobre o que vem a ser Patrimônio.

Visando obter maiores informações e ampliar o estudo, foi organizada uma visita orientada ao Museu da Inconfidência, destacando o conhecimento de registros (bens materiais) deixados pelas sociedades do passado e comparação das transformações ocorridas nos modos de vida, as permanências e mudanças na história da cidade; além de compreender a função dos museus, a necessidade da preservação dos patrimônios histórico e cultural para as futuras gerações, e o reconhecimento da Inconfidência Mineira – como importante acontecimento histórico. Cabe, ainda, destacar um dos elementos imprescindíveis, senão o maior, para o sucesso dessa aula no Museu: a emoção de cada um diante da sensação de pertencimento que envolveu a todos.

Para finalizar e enriquecer as descobertas dos alunos, a turma foi convidada a participar da Segunda Semana de História do CAOP, na oficina intitulada “História local e identidade” ministrada pela professora Maria Agripina Neves e organizada pelo professor Herinaldo Alves. A oficina que teve como enfoque “Casos e causos de Ouro Preto: Tradição, religião e cultura popular” despertou a curiosidade da turma.  As crianças conheceram, ainda, uma das versões da lenda da “Mãe do Ouro” contada pela professora Agripina. Ilustraram a mesma e levantaram várias hipóteses sobre tal mistério.

Para a Equipe Pedagógica fica a certeza de que produzir sentido é construir conhecimento.

 Parabéns aos professores convidados, aos alunos do 3º ano, professora e coordenadoras!

1 DSC_1564 DSC_1567 DSC_1569 DSC02001 DSC02003 DSC02004 DSC02005 DSC02006 DSC02008 FOTO 02 2_ Semana de Hist_ria OFICINA Maria Agripina 02-09-2 FOTO 03 2_ Semana de Hist_ria OFICINA Maria Agripina 02-09-2 FOTO 04 2_ Semana de Hist_ria OFICINA Maria Agripina 02-09-2 FOTO 05 2_ Semana de Hist_ria OFICINA Maria Agripina 02-09-2 FOTO 18 2_ Semana de Hist_ria OFICINA Maria Agripina 02-09-2

Veja também:

Incorporado à consciência cristã, o Colégio Arquidiocesano de Ouro Preto, nas pessoas de seu Corpo Diretivo, une-se às Paróquias de Nossa Senhora do Pilar e de Nossa Senhora da Conceição ...

Mulheres de sonhos e de muita determinação, Mães, Esposas, Filhas, Irmãs, Amigas, Profissionais visionárias e competentes, que cada uma de vocês saibam o quanto são admiradas por sua coragem, sua ...

Uma das iniciativas propostas pelo Colégio Arquidiocesano é promover o Carnaval Solidário por meio do Bloco Pula Velhinho. Esse, formado por Alunos(as) desta Instituição, visa compartilhar alegria e momentos de ...